segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Passos importantes para a reeducação alimentar

Oláaaaaa!!!!

Então, dando continuidade ao post anterior e publicando o segundo post do blog, vou falar mais sobre o programa Vigilantes do Peso.
No VP aprendemos vários "mantras" e o passo a passo para conseguir nos reeducar. É claro que cada um acaba priorizando ou colocando como mais importante um desses tais passos.
Para mim o mais importante é fazer o PLANEJAMENTO.
Planejar-se é fundamental para quem quer reaprender a comer. Como no VP temos pontos diários a serem consumidos, precisamos planejar a comida para não ultrapassarmos os tais "Própontos" (no meu caso, 28). 

Passo a passo do planejamento:
  • Ter o que o pessoal chama de "Jornal Pessoal". Você pode pegar um caderninho pequeno. 
  • Durante a manhã já planejar o que será consumido durante o dia. Quem leva marmita é mais fácil, pois pode preparar as porções em casa. Caso almoce sempre na rua, tente escolher de antemão o que será consumido. 
  • Tentar dividir os pontos por no mínimo as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Como eu prefiro almoçar e não sinto muita fome de manhã, eu prefiro consumir poucos pontos no café para poder almoçar ou jantar consumindo mais pontos;
  • Não deixar de comer de 3 em 3 horas. No VP existem alimentos que não pontuam (0 pontos), então procuro consumi-los nesses "lanches" entre as refeições;
  •  No Jornal, anotar TUDO o que você comer. TUDO MESMO. Incluindo água, bala e chiclete. É tudo mesmo;
  • Andar com o "Guia de bolso" e a "Calculadora de pontos" para poder fazer a contagem dos alimentos;
  • Dar preferência a legumes, verduras e frutas (a maioria tem 0 pontos);
  • Não comer muita carne (qualquer tipo de carne tem bastante pontuação);
  • Reduzir os carboidratos (todo mundo diz isso e é verdade). 
O bom do sistema de pontos é que você pode flexibilizar o uso seu uso a fim de poder comer algo que você goste. Por exemplo, se eu vou ao cinema e quero comer pipoca, eu simplesmente procuro consumir alimentos com menos pontuação durante o resto do dia e guardo a pontuação para a pipoca.
Além disso eu posso me programar para consumir tudo o que eu gosto, em menos porções, que não atrapalharão o desenvolvimento do programa. 
Eu confesso que ainda estou me habituando. No trabalho e durante o dia é bem mais fácil e eu consigo seguir à risca minha pontuação, mas muitas vezes acabo consumindo demais à noite.
Mas outro passo muito importante é justamente esse, SE CONHECER. Eu observo as reações do meu corpo e as suas necessidades durante o dia, o que me possibilita não cair nas armadilhas da vontade de comer. Como eu sei que de noite eu sinto muita fome psicológica (vontade de comer), posso me planejar de dia para ficar mais saciada ou me preparar para afastar a tal vontade, que é completamente psicológica e não física.

Então, as palavras de ordem são PLANEJAMENTO e AUTOCONHECIMENTO!!! 
Mesmo que você não seja do Vigilantes, se planeje e se conheça, pois assim                                                                terá controle do que come e principalmente controle da sua mente, possibilitando ter uma dieta muito mais saudável e menos calórica. 
Espero que eu possa ajudar!!!
Qualquer dúvida, entre em contato!
Bjubjubju
Malu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!